domingo, 8 de agosto de 2010

Biologia 2--- Resumo

O núcleo celular, organelo primeiramente descrito por Franz Bauer, em 1802, é uma estrutura presente nas células eucariontes, que contém o  DNA da célula. É delimitado pelo envoltório nuclear, e se comunica com o citoplasma através dos poros nucleares. O núcleo possui duas funções básicas: regular as reações químicas que ocorrem dentro da célula, e armazenar as informações genéticas da célula.
 





Cromatina:

 Em biologia, chama-se cromatina ao complexo de DNA e proteínas (que juntas denomina-se cromossoma) que se encontra dentro do núcleo celular nas células eucarióticas. Os ácidos nucléicos encontram-se geralmente na forma de dupla-hélice. As principais proteínas da cromatina são as histonas.

Numa célula eucariótica, quase todo o DNA está compactado na cromatina. O DNA é "empacotado" na cromatina para diminuir o tamanho da molécula (de DNA), e para permitir maior controle por parte da célula de tais genes. Grande parte da cromatina é localizada na periferia do núcleo, possivelmente pelo fato de uma das principais proteínas associadas com a heterocromatina ligar-se a uma proteína da membrana nuclear interna.



Conhecem-se dois tipos de cromatina:



Eucromatina, que consiste em DNA ativo, ou seja, que pode-se expressar como proteínas e enzimas.

Heterocromatina, que consiste em DNA inativo e que parece ter funções estruturais durante o ciclo celular.


Intérfase:

A intérfase (ou interfase) é o período do ciclo celular em que a célula aumenta o seu volume, tamanho e número de organelas.




É erroneamente considerado como o "descanso" da célula, já que é a fase em que a célula cumpre suas atividades vitais e reúne condições para se dividir e originar células-filhas. A intérfase é dividida em três etapas[1]:



G1 Síntese proteica

É o primeiro período, começando ao final da divisão tubular anterior e se estendendo até o início da duplicação do DNA. Nesse período ocorre o crescimento da célula.

Esse período caracteriza-se por uma intensa síntese de RNA e de proteínas,com grande aumento do citoplasma das células-filhas recém-formadas.

S Duplicação do DNA

Responsável por desencadear a divisão celular, além de garantir que as células-filhas recebam as informações genéticas que determinam suas características.

Ocorre também a duplicação dos centríolos e do centrossomo nesse período.

Ocorre a duplicação das cromátides dos cromossomos, ficando cada cromossomo com duas cromátides-irmãs unidas pelo centrômero.

G2 Duplicação dos centríolos

Ocorre a duplicação de centríolos, além de iniciar a produção de glicólise, que juntos irão formar um aparelho com importante participação durante a divisão celular, denominado fuso mitótico, ou fuso cariocinético. A célula completa o crescimento e está preparada para a mitose.

Ocorre síntese meiótica que constituem os microtúbulos.

Centrômeros:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...